DICAS DE FOTOGRAFIA

Oi pessoal. Sabiam que vocês possuem uma excelente câmera fotográfica em suas mãos?. Pois é, os Smartphone hoje em dia tem uma grande tecnologia para se registrar fotografias e que facilitam muito na hora de se registrar, porém deixamos muito bem claro que não substituem as câmeras profissionais.

Por isso vamos deixar dicas valiosas que você precisa saber, e que sim se aplicam no uso de celular ou câmera profissional.

Nós usamos os dois equipamentos, pois nos ajudam muito, porém cada equipamento têm suas limitações e é de muita importância você saber as limitações de seus equipamentos, assim você identifica o que é viável no momento. Nós costumamos considerar os seguintes aspectos.

Bom, claro que isso pode-se variar de equipamento para equipamento, mas a partir do momento que você identifica a limitação, fica bem mais tranquilo na hora de fotografar.

Agora vamos as regras básicas e garanto a você que fotos meia boca, nunca mais!.

REGRA DOS TERÇOS

A Regra dos Terços serve para lhe ajudar a compor sua imagem. Muito simples, todas câmeras fotográficas ou celulares possuem esta função para habilitar e aparecer na tela, mais caso não ache, imagine um jogo da velha e que no ponto de interseção das linhas seja o foco, ou seja, onde nossos olhos tem mais visão, se manter o foco da imagem em um desses pontos, poderá ter mais atenção, seja na vertical ou na horizontal.

Nem sempre uma foto centralizada significa mais equilibrada.

horizonte

Chegar no lugar alto e tirar aquela linda foto de um pôr do sol ou ao fundo uma belíssima cidade, é maravilhoso, não é?

Mais vamos com calma pois o que temos é tempo nesse mundo, e sim vale a pena você se dedicar um pouquinho para tirar uma belíssima foto e postar nas redes sociais.

Esta regrinha, bem simples, consiste em dividir a imagem em três partes e concentrar a linha do horizonte em uma dessas linhas.

Geralmente, os dois terços de baixo ficam para o chão (ou mar) e o terço de cima fica para o céu. Esta é a composição mais usada, mas sabemos que toda regra tem exceção. Dependendo da imagem, seu horizonte pode ficar no centro, acima ou abaixo.

Mas o importante é deixá-lo sempre alinhado.

Vale ressaltar que a linha do horizonte não é apenas para fotografias em mares ou picos de montanha, também serve para se endireitar a imagem e deixa-la da forma correta, pois nosso cérebro é inteligente o suficiente para perceber este tipo de erro de horizonte torto, então não custa nada observar antes e fazer direito, não é? Mas claro, se a foto ficou com seu horizonte torto, pode-se ser feito esta correção no pós-processamento.

Veja a imagem a cima e compare a diferença com a de baixo!.

composição fotográfica

Saber compor uma foto antes de registrar, não significa que precisa ser um profissional da área, nada mais é que fazer a análise antes de realizar o registro fotográfico;

- Observar o que será fotografado.

- Analisar ambiente, condições e clima.

- Saber o ponto de foco do que quer ser mostrado na imagem.

-Realizar os ajustes necessários em sua câmera.

Veja na imagem da esquerda sem – composição, vários pontos de foco e sem necessidade, muita informação em uma unica imagem. Na foto da direita com - composição, já temos o foco da imagem no que queremos mostrar, sem excessos em sua volta e por sua vez mais claro ao olhar.

Simples de resolver e você perceberá uma grande diferença em suas fotos.

Bom faça isso, tire uma foto sem composição fotográfica, e faça uma outra pensando na composição, garanto que irá se impressionar!

linhas guias

Fotos em linhas guias, para mim uma das fotos mais fáceis de se fazer, pois durante a composição você já começa a perceber o que já lhe aparece para registrar, e linhas guias nada mais é que linhas naturais que guiam seu olhar pela foto, que natural assim que se bate o olho ela te conduz pela foto, tornando assim a fotografia mais bela e incrível.

simetria

Basicamente também umas das fotos mais fáceis de se fazer e também pode-se explorar muito a imaginação. O ambiente vai te ajudar muito e levar o olhar do padrão, nada mais é, quando se faz a centragem do objeto, pessoa ou monumento, na qual não poderia fazer a foto de outra maneira. Assim as linhas direcionam o olhar para o ponto de fuga ou ponto principal da foto.

pós - processamento

Taí. Acredito a parte mais importante, pós processamento, é você fazer a edição e tratamento de sua imagem.

Sim, tem que ser feito, pois nosso equipamento não garante com excelência de cores tão belas e luzes certas mesmo você dando toda a atenção na composição para fazer o registro.

O Pós processamento, você vai poder dar a atenção nos detalhes, trazer vida a sua imagem e dar um foco melhor ao ponto desejado. Assim está pronto para publicar suas fotos e você bombar nas redes sociais e também incentivar seus amigos e familiares a buscarem o melhor das fotos.

ANTES DO PÓS - PROCESSAMENTO

DEPOIS DO PÓS - PROCESSAMENTO

Bom pessoal, este é a informação básica para quem quer melhorar seu desempenho na área de fotografia. Agora só por em prática e buscar sempre se aperfeiçoar. 

Espero que tenham gostado e que seja útil.

Forte abraço e nos encontramos por aí viajando. 

Alessandro e Luciano.