CIDADES HISTÓRICAS

Ouro Preto

Pela primeira vez nós dois tivemos oportunidade de conhecer esta cidade. E que cidade, além de um povo hospitaleiro, ela é rica em história, cultura, e digo mais ficamos impressionados com a quantidade de acervo histórico que os museus têm. Além de sua beleza dessa arquitetura estilo barroco e claro para quem gosta de arte sacra vai se impressionar com os detalhes das Igrejas.

Ficamos um dia inteiro, e foi o suficiente para conhecer esta cidade.

Previous
Next

para poder fazer uma visita com mais tranquilidade e também garantir fotos e vídeos boas, sem aglomerações, recomendamos acordar bem cedinho, pois a partir das dez  (10 horas ) da manhã, a cidade fica bem cheia de visitantes.

O primeiro ponto que passamos foi a Praça de Tiradentes, nada mais é o ponto de encontro e início de todo o passeio.

Nesta praça, ao fundo já se encontra o Museu da Inconfidência, outro ponto que vale a pena conhecer. Lá dentro você pode encontrar todo acervo e memória da Inconfidência Mineira.

Previous
Next

Também passamos pelas Igrejas São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e a Nossa Senhora do Pilar. Belíssimas Igrejas com com muita arte sacra, ricas em ouro e pinturas com ilusão de ótica no teto.

Seguindo o roteiro, chegamos ao Museu Casa dos Contos, que no passado já foi "Casa de Contratos", recolhia os impostos. 

Serviu para diversos fins, inclusive de carcere para os inconfidentes. Hoje é sede do Museu da Moeda, sendo o mais completo sobre a história da moeda e seu valor até os tempos atuais, além também de existir uma senzala no interior aberto á visitação.

Mariana

Outra cidade linda que conhecemos, foi a Cidade de Mariana. Fica apenas onze quilômetros ( 11 km ) de Ouro Preto. 

Esta pequena cidade e charmosa, além de muita história como Ouro Preto, seus visitantes preferem se hospedar nela, pelo fato de não haver tantas ladeiras e ser uma cidade mais tranquila, tipico de cidade de interior, com muitas pousadas e restaurantes com comidas tradicionais da região.

Aqui também, ficamos apenas um dia inteiro para conhece-la, passando pelas duas igrejas a do Nossa Senhora do Carmo e a Igreja São Francisco de Assis, entre elas há um pelourinho que junto a elas formam um belo conjunto arquitetônico.

Previous
Next

Naquela época, por incrível que se pareça, haviam disputas entre igrejas, por isso uma do lado da outra, querendo mostra mais beleza, tamanho, e empoderamento e poder que se existia.

Logo a frente existe a Casa da Câmara e Cadeia. Importante construção da cidade, que logo mais tarde se torno como senzala, local de fundição de ouro e sede do governo estadual. Além também que podemos encontrar seu acervo e muita informação sobre eles.

Previous
Next

Entre outras atrações que existem na cidade de Mariana, também temos existe uma estaçãozinha que por sua vez ainda funciona. Logo a frente há uma Maria Fumaça para tirar fotos, e também sai da estação um trem de turismo que tem seu como ponto final a cidade de Ouro Preto.

Uma dica que dou para aproveitar mais ainda esta cidade, ande pelas ruas tranquilamente observando sua arquitetura, garanto a você que irá garantir excelentes fotos dessa viagem para recordar.

Congonhas

Outra cidade que vale a pena conhecer, é a Cidade de Congonhas. Ponto de início desse roteiro foi o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, o grande ápice do passeio.

Construído na segunda metade do século XVIII, o Santuário é Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO e possui estilo rococó em seu interior, contendo figuras dos patriarcas do Antigo Testamento, cenas da vida de Maria e do Menino Jesus e cenas da Paixão de Cristo. O altar-mor tem o Bom Jesus Crucificado.

A parte externa, é mesmo o mais interessante, com adro murado e escadaria, composta por estátuas dos doze profetas em pedra sabão. Feita por Aleijadinho. Cada profeta tem uma história diferente a revelar.

Previous
Next

Logo a frente, existe o chamado Beco dos Canudos, Uma pequena rua que só pode ser acessada por pedestres, onde há diversas lojinhas que vendem os mais diversos produtos. Você consegue bons preços pechinchando e acaba levando lindos artesanatos.

Previous
Next

Seguindo o roteiro, e não longe do Santuário, existe o Museu da Imagem e Memória de Congonhas. Um prédio novo e muito bem estruturado, bastante informação em imagens e videos que prendem sua atenção e som ambiente, seu acervo conta com fotos, documentos e objetos antigos da cidade e das personalidades que fizeram história de Congonhas.

Esta parte da cidade mais antiga, fica no alto de Congonhas, e por sua vez tem que ter aquele pique para subir e descer as ladeiras em pedras da época. No geral a cidade é bem tranquila e vale a penas, meio período de dia já é o suficiente para conhecer a parte histórica da cidade e claro registrar com belas foto.

Está pensando em visitar as Cidades Históricas em Minas Gerais?

Encontre seu hotel ideal aqui!

Booking.com